TV Rio Preto - Apresentação, Vídeos, Show e muito mais!
Página Inicial
O Portal
Programas
Programação
Apresentadores
Galeria de Imagens
Galeria de Vídeos
Nosso Mural
Últimas Notícias
Entre em Contato
Enquete
QUAL ESTILO DE PROGRAMA VC GOSTARIA DE VER NA TVRIOPRETO.COM
Enquetes Anteriores

PROGRAMA DA SAUDE E BEM ESTAR


COMO TER OS DENTES PERFEITOS

Foto: Shutterstock.

Por Jill Percia

Quando você encontra alguém, uma das primeiras coisas que nota é o sorriso. “Os dentes são as coisas mais brilhantes e a maior característica visual do seu rosto”, diz Michael Apa, um dentista de Nova York. Ou pelo menos deveriam ser. Eles podem fazer você parecer mais velha ou mais nova, dependendo de quão bem você cuida deles. Nós listamos os problemas mais comuns relacionados aos dentes e algumas dicas para fazer seu sorriso mais alinhado, reparar a linha da gengiva e deixar seus dentes mais brancos.

Deslocamento

Os dentes têm uma memória em suas fibras, então no minuto em que você tira seu aparelho, eles tentam fazer um caminho mais curto para os locais originais, de acordo com Arthur Glosman, cirurgião-dentista de Beverly Hills (EUA). E não pense que você é um ponto fora da curva, se seus dentes são naturalmente retos: Restaurações e coroas podem causar apinhamento, e a mastigação e a tensão desgastam os dentes ao longo do tempo, tornando-os menores e criando lacunas – e em qualquer lugar que houver um espaço, os dentes irão se mover ou até mesmo se sobrepor para preencher o buraco.

Arrume isso: Você pode prevenir a mudança dos dentes, a não ser que deseje usar uma contenção ou um aparelho móvel toda noite pelo resto da sua vida. Escovar e passar o fio dental pode ajudar a evitar cavidades e a necessidade de preenchimento, mas todos os dentes mudam de lugar ao longo dos anos. Se os seus se moveram muito, pergunte ao seu dentista sobre o Invisalign, um aparelho transparente que você pode usar dia e noite (a não ser quando está comendo, escovando os dentes ou passando o fio dental) por cerca de um ano. Mas é bom saber que ele não é barato (no máximo R$ 15.000 no Brasil).

Dentes descoloridos

Seu cabelo fica branco com o passar dos anos, mas seus dentes, não. Com a idade, a camada mais externa do esmalte dos dentes é diluída, expondo o interior, que tem uma matiz amarelada, diz Apa. Isso é inevitável, mas fumar e consumir alimentos ou bebidas que manchariam suas roupas contribuirão para a descoloração dental, especialmente se você não escovar os dentes imediatamente após a ingestão desses alimentos e bebidas, diz Timothy Chase, dentista de Nova York.

Dentes cinzas são uma questão diferente. “Isso é causado pelo antibiótico tetraciclina, usado para tratar infecções bacterianas e respiratórias, além da acne. Ele aumenta os níveis de cálcio em seu esmalte, deixando-o mais escuro”, diz Apa. Se você tomou esse remédio quando seus dentes ainda estivam se desenvolvendo, eles provavelmente começaram a ficar cinza quando você ainda era adolescente ou com a idade (hoje o antibiótico é proibido para crianças antes dos 8 anos ou para mulheres grávidas, porque também afetará o dente do bebê).

Arrume isso: Para suavizar o amarelamento, Chase recomenda usar fitas clareadoras com alta porcentagem de peróxido de hidrogênio. Para prevenir dores, tome um analgésico alguns minutos antes de aplicar as tiras, diz Glosman. Fique longe das que prometem branquear em 30 minutos ou menos (elas contêm peróxido de maior sensibilização) e não clareie mais de duas vezes por ano. O exagero pode fazer os dentes ficarem estranhamente translúcidos. Mantenha os resultados escovando diariamente com uma pasta branqueadora com flúor. Se suas manchas são mais marrons do que amarelas, visite seu dentista para uma sessão de clareamento à laser.

Retração da gengiva

A espessura do tecido da sua gengiva é genética; a gengivite é culpa sua. Anos de crescimento de placa e escovação agressiva desgastam a gengiva, segundo Robert W. Gerlach, cirurgião dentista da P&G Global Oral Care Clinical. Além disso, envelhecer diminui o fluxo de saliva, que ajuda a lavar a bactéria que causa a placa.

Arrume isso: Escovar os dentes corretamente é muito importante. Pelo menos duas vezes ao dia, use uma escova de dentes macia (elas são mais gentis com as nossas gengivas) para massagear seus dentes em movimentos circulares na frente, atrás e dos lados. Para garantir uma escovação minuciosa, imagine sua boca em quadrantes – em cima, à esquerda; em cima, à direita; embaixo, à esquerda; embaixo, à direita – e escove cada um por 30 segundos. E não se esqueça do fio dental! “Ele remove os alimentos, previne a placa e permite o fluxo de oxigênio entre os dentes e a gengiva”, diz Glosman.

PROGRAMA DA SAUDE E BEM ESTAR
Data: 09/05/2018 - Hora: 09:00
Cadastre seu e-mail e fique por dentro de tudo de bom da TV Rio Preto
Seu nome:
Seu e-mail:
TV Rio Preto - TV Online, Programas Anteriores, Apresentadores e Muito Mais!
TV Rio Preto - Institucional
Página Inicial
O Portal
Últimas Notícias
Programação
Apresentadores
Programas Anteriores
Nosso Mural
Galeria de Imagem
Galeria de Vídeos
Entre em Contato
TV Rio Preto - Entre em contato com a TV Rio Preto
E-mail: contato@tvriopreto.com
Fones: (17) 3353.6672
(17) 9712.3199
(17) 9103.0029

TVRIOPRETO.COM 2008-2018 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Proibída a reprodução total ou parcial deste site.
Desenvolvimento de sites e lojas virtuais